Câmara aprova proposta que garante mais acessibilidade à portadores de deficiência ou mobilidade reduzida

A Câmara Municipal de Dianópolis, aprovou o Requerimento Legislativo que estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no município.

O Requerimento 88/2023, de autoria dos vereadores Bilsan França e Noy do Mototáxi, foi aprovado por unanimidade, cobrando do Executivo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Obras, instalações e adequações de rampas de acesso às calçadas para cadeirantes nos órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, promovendo melhor acessibilidade, concedendo mais independência, garantindo direitos e participação social.

“A gente precisa garantir o direito de ir e vir de todo cidadão. Nossa cidade tem ruas com desníveis muito acentuados e isso traz problemas de locomoção. Entendemos a necessidade de um planejamento no plano diretor, no entanto, temos situações que precisam e necessitam serem resolvidas de forma rápida, principalmente nos acessos aos órgãos públicos. Nosso pedido é para garantir que não só os cadeirantes, mas todas as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos tenham seu direito garantido”, disse o vereador Bilsan França.

O vereador Noy do Mototáxi completou. “As dificuldades vão além. A gente que trafega diariamente, sente a necessidade urgente desses reparos. As dificuldades vão desde o acesso às calçadas, a estacionar um veículo ao atendimento em estabelecimentos públicos e comerciais e que beneficiem portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos no município, tanto no atendimento, quanto na locomoção”, frisou o vereador.